sexta-feira, 26 de junho de 2015

Rótulos

Uma alimentação saudável começa na cozinha certo?
ERRADO!
Uma alimentação saudável começa nas compras! o//
E saber comprar um alimentos corretamente é fundamental para compor uma refeição de qualidade....
Mas, como fazer isso?
Como saber se o que estou comprando é de fato necessário?
Aliás, você sabe o que está consumindo?

O passo mais importante na hora das compras, não é a marca de um produto. E sim seu rótulo. É o rótulo, sabe aquela tabelinha atrás dos alimentos, que ninguém da muita bola? Pois é, lá está tudo o que você precisa saber sobre o alimento.... Mas, você sabe ler aquela tabela? Não? Então vamos aprender?




Medida caseira: Porção, colheres, xícaras.... São medidas que podemos entender, sem a necessidade de usar uma balança. 

%VD: Valor diário. É a quantidade de ingrediente em relação a dieta. Por exemplo: O rótulo acima contem 5% do valor energético que uma pessoa precisa durante o dia todo. E assim por diante...

Valor energético: São as temidas calorias.... Que nada mais é do que a energia que nosso corpo produz, a partir da ingestão daquele alimento. Lembrando que precisamos de 2000 calorias por dia, no caso do rótulo acima, ele nos fornece  92 kcal.

Carboidratos: São nossa fonte de energia. Quando você consome mais carboidrato do que necessita, o corpo acumula, e consequentemente há um aumento de peso. São os pães, farinhas, batatas e etc.
A necessidade diária é de 300 gr

Proteínas: São componentes necessários para a manutenção de órgãos, tecidos e células. Encontrados em ovos, leite, leguminosas.
A necessidade diária é de 75 gr

Gorduras totais: Ajudam na absorção de vitaminas, mas o consumo deve ser moderado!!
A necessidade diária é de 55 gr

Gorduras saturadas: São gorduras presentes em alimentos de origem animal. Carnes, leite e seus derivados.. A ingestão em excesso pode causar doenças cardiovasculares.
A necessidade diária é de no máximo 22 gr

Gordura Trans: Também chamada de Ácidos Graxos, estão presentes em produtos industrializados que levam gordura vegetal hidrogenada, como na margarina, salgadinhos e bolachas.
Nosso corpo não necessita dessa gordura, então não precisamos ingerir... Mas quem resiste a um pão com margarina não é? Então o recomendado é não passar dos 2 gr por dia.

Fibra Alimentar: Ajuda no bom funcionamento do intestino. É encontrada em frutas, hortaliças e alimentos integrais.
A necessidade diária é de 25 gr, mas esse é o mínimo, você pode consumir mais.

Sódio: Está presente no sal de cozinha, e seu consumo elevado causa a pressão alta. 
A necessidade diária é de 2400 mg

A tabela também deve conter a informação se contem ou não glúten.
E é claro, nunca se esqueçam de verificar a VALIDADE!!!!

Ainda tem alguma dúvida? Clica AQUI . É um manual da Anvisa, super simples e objetivo.Que pode te ajudar a entender ainda mais sobre esses rótulos.

Se você tem diabetes, pressão, alta ou outras doenças, esses valores podem mudar. Procure uma nutricionista e saiba mais sobre sua alimentação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário