domingo, 31 de janeiro de 2016

Qual a diferença?

Aguardente:

É o nome de qualquer bebida obtida a partir da fermentação de vegetais doces. Tem entre 38 e 54% de graduação alcoólica.

Cachaça:

A cachaça de alambique é um destilado refinado. A fabricação da bebida é colhida, moída e em seguida fermentada. Depois de fermentada é destilado para elevar o teor alcoólico. Para finalizar a produção, o envelhecimento é feito em barril de madeira. E é durante o envelhecimento que se aprimora a qualidade de sabor e aroma da bebida.
tem entre 38 e 48% de graduação alcoólica.
Sendo assim, toda cachaça é uma aguardente de cana, mas nem toda aguardente é uma cachaça.


Pinga:


Não é uma bebida produzida em alambique, mas sim em indústrias. É feito a partir da garapa e caldo de cana fermentado. Durante o processo de destilação o vapor se condensa aos pingos, isso explica a origem do nome. Tem cheiro mais forte e teor alcoólico varia de acordo com a marca.



Curiosidade:

"Em meados dos anos 1600, a produção e a comercialização de cachaça foram proibidas pela Coroa Portuguesa. O motivo era a concorrência que ela estava fazendo com os vinhos portugueses e com a bagaceira (destilado português feito da casca da uva). Com a proibição, vários alambiques começaram a vender cachaça clandestinamente com outros nomes. Daí surgiram novos vocábulos e expressões para denomina a cachaça e enganar os portugueses: pinga, branquinha, água que passarinho não bebe, incha pé, entre outros"




Sigam nossas redes sociais e acompanhem nossas dicas:

Face: Entre Panelas e Amigos
Instagram: Entre Panelas e Amigos



Nenhum comentário:

Postar um comentário